NR-09 – PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é o documento requerido pelo Mistério do Trabalho, através da Norma Regulamentadora de número 9 (NR-09) que estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação por parte de todos empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados.

Analisa as condições do ambiente de trabalho em relação aos riscos físicos, químicos e biológicos caracterizando a exposição que os funcionários estão sujeitos, sua nocividade e a utilização de EPI + EPC - Equipamentos de Proteção Individual, prevenindo a ocorrência de acidentes, lesões e danos à saúde.

Para emissão deste documento, se faz necessário o mapeamento das diversas áreas da empresa, através de metodologia especifica para antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos existentes na empresa, que a NR-09 define como riscos físicos, químicos e biológicos.

Além de fazermos o PPRA, executamos laudos de conforto térmico, substâncias químicas (análise química), nível de iluminação, ruído no ambiente (dosimetria), etc.